Calendário 2013

Calendário 2013

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Educação Alimentar

Uma alimentação correta é a maior aliada para termos um corpo saudável  e boa qualidade de vida, aprender o valor nutritivo de cada alimento é essencial para o consumo de um cardápio saudável e saboroso, com opções alternativas de alimentar-se de maneira correta sem abrir mão de receitas deliciosas e além de tudo nutritivas.








A Professora Regina, de Ciências, trabalhou com as 7ª e 8ª séries o livro " Segurança Alimentar - Sua saúde dia-a-dia", que aborda a História da Culinária Brasileira, as propriedades de cada grupo alimentar, Hábitos Alimentares, Transtornos Alimentares, Higiêne dos Alimentos e a Legislação referente a Alimentos.


Os alunos organizaram-se em equipes e produziram cartazes sintetizando informações estudadas  e socializando com a turma o conhecimento adquirido.












 














segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Catavento: Arte em Movimento!


A Professora Ilvane produziu cataventos com as 5ª séries, nesta produção trabalha-se a arte de manipular o papel que envolve uma série de habilidades que vão sendo trabalhadas pela criança. Escolher, marcar, desenhar, pintar, cortar e dobrar papel estimula o desenvolvimento da motricidade, o reconhecimento de formas geométricas bem como a imaginação para dar vida às suas idéias e para criar outras peças.






O catavento é o objeto colorido, da infância, movido a vento e energia.
Parado tem cores isoladas e formas geométricas.
Em ação, é como o arco-íris, em que as cores se misturam e se transformam...
Alunos da 5ª série por trás do catavento...
Fazendo vento, brilho e arte...
Sonhando e Fazendo sonhar...
Brincando e fazendo brincar... 


Caleidoscópio: Olhares em Movimento







Já era o tempo em que a matemática era vista como uma matéria difícil e cheia de complicações, com a professora Marinês aprender matemática é agradável e divertido. Com uma metodologia diversificada e criativa a professora faz com que os alunos construam conhecimentos através de ações concretas e significativas.




Os alunos da 5ª série produziram um caleidoscópio,  esse divertido brinquedo encerra uma boa quantidade de pedaços de vidro de diversas cores, colocados entre dois ou três espelhos planos.




 
Esses pedaços de vidro colorido formam desenhos extremamente belos que se modificam, simetricamente, à mais leve oscilação do caleidoscópio.

 O caleidoscópio foi inventado na Inglaterra, em 1816. Cerca de doze ou dezesseis meses mais tarde ele despertava a admiração universal. Afirma-se que o caleidoscópio já era conhecido no século XVII.
Durante muito tempo o caleidoscópio não foi mais do que um divertido brinquedo. Hoje é usado para fornecer padrões de desenho e elaborar conceitos de geometria. 
















 





sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Petecas e mais Petecas





Nas aulas de Arte com a professora Ilvane os alunos da 5ª série  confeccionaram bonitas petecas!
 Entrando no ritmo do mês do Foclore, fazendo um resgate das brincadeiras dos velhos tempos, onde as crianças confeccionavam
seus brinquedos, transformando os materiais que tinham por perto e vivendo divertidos momentos de descontração e criação!






Pipas e mais Pipas soltas pela Imaginação...



Nas aulas de Matemática com a professora Marinês, os alunos pesquisaram no Laboratório de Informática a origem das Pipas.
Ao que tudo indica, as pipas teriam sua origem no Oriente, mais especificamente na China. Eram usadas primordialmente por adultos, e para atividades sérias. Serviam para passar avisos durante as batalhas e coisas do gênero.


Com o passar dos tempos tornou uma brinquedo artesanal, que tem na sua composição uma diversão entre varetas e papéis coloridos que prometem voar alto junto com o pensamento de adultos e crianças apaixonados por este objeto leve e delicado.
Na sala de aula, junto com a professora Ilvane,  nas disciplinas de  Artes e Matemática, foi estudado geometria e explorado as obras do pintor brasileiro Candido Portinari, sendo aspirais e brincadeiras temas de suas pinturas.














Os alunos da 5ª série realizaram as pipas em clima de aprendizagem e descontração.








As pipas decoraram a festa da escola de forma muito criativa e original!









A pipa subia
Voava no céu
No menino alegria
Sonho de papel...

No meio das nuvens brincava no céu
a pipa presa por um carretel!

Gira e rodopia
Pelo ar faz correria...

Nas cores vibrantes
Sobe elegante

E menino garante
          que um dia sua pipa vai se pendurar na estrela
E roubar  do arco-íris  
a mais linda cor
pra pintar seu sonho de amor!














quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Revolução Francesa

A Professora Luciane e a 7ª série 13 deram uma verdadeira aula show sobre a Revolução Francesa, os alunos  se caracterizaram caprichosamente com trajes próprios da época e representaram as classes da sociedade francesa, personagens históricos, camponeses, nobreza e o clero.
As outras turmas foram prestigiar o trabalho dos colegas e adquiriram conhecimentos de forma divertida e contextualizada.
Também cantaram uma paródia sintetizando todo o contéudo trabalhado!