Calendário 2013

Calendário 2013

terça-feira, 7 de maio de 2013

"Op Art"


A professora Lucimari fez um belíssimo trabalho sobre "Op Art" com seus alunos, as produções ficaram surpreendentes! 

Op arte é um termo usado para descrever a arte que explora a falibilidade do olho e pelo uso de ilusões opticas.
A Op Arte (abreviação inglesa para "Arte Óptica") nasceu e se desenvolveu simultaneamente nos Estados Unidos e na Europa
A expressão “op-arte” vem do inglês (optical art) e significa “arte óptica”. Defendia para arte "menos expressão e mais visualização". Apesar do rigor com que é construída, simboliza um mundo mutável e instável, que não se mantém nunca o mesmo.
Os trabalhos de op art são em geral abstractos, e muitas das peças mais conhecidas usam apenas o preto e o branco. Quando são observados, dão a impressão de movimento, clarões ou vibração, ou por vezes parecem inchar ou deformar-se.


Características 

Op arte pretende atingir o espectador por meio da combinação de cores frias e quentes e da sobreposição de tramas geométricas. Manifestação artística não distante da arte cinética, envolve procedimentos científicos e artísticos (contrastes, ondulações, interferências) capazes de estimular a retina e criar intensa instabilidade visual.
A Op Arte é também caracterizada por testes padrões pretos e brancos ou pelas formas geométricas que usam a repetição de formas e de cores simples criar efeitos vibrantes, um sentido de profundidade, a confusão do primeiro-fundo, e outros efeitos visuais, criando frequentemente a "visão ilusão".
Estruturas em truques da percepção visual: usando linhas de perspectiva dar a impressão do espaço tridimensional, cores misturadas para dar a impressão da luz e de sombra, e assim por diante. Envolvendo o estudo da percepção, os artistas usam formas geométricas como tema em seus trabalhos.
• É uma pintura que brinca com nossas Percepções ópticas.

• Tons vibrantes, círculos, concêntricos e formas que parecem pulsarem.
Confusão de figura e fundo
Ilusão de movimento
Profundidade
Uso de cores repetitivas e contrastantes 

Técnica 

A dinâmica da pintura na Op Arte é alcançada com a oposição de estruturas idênticas que interagem umas com as outras, produzindo o efeito óptico. Diferentes níveis de iluminação também são utilizados constantemente, criando a ilusão de perspectiva. A interacção de cores, baseado nos grandes contrastes (preto e branco) ou na utilização de cores complementares são a matéria prima da Op Arte.




































Técnica da Papiêtagem - Personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo- 3º ano 14