Calendário 2013

Calendário 2013

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Trabalho sobre Dia do Índio com o 5º ano 21 Matutino e Vespertino



A Professora Marilisa do 5º ano 21 Matutino e Vespertino, e a Professora Silvana,  desenvolveram com seus alunos um ótimo trabalho sobre o Índio no Brasil, contextualizando o índio com o dia a dia e a realidade do povo brasileiro.
A atividade diferenciada e significativa aconteceu em vários momentos, entre pesquisa virtual na Sala informatizada, Debate socialização das informações adquiridas em Sala de aula, pesquisa em casa com os familiares, confecção de cartazes e exposição de objetos de origem indígena como cestos, balaios, instrumentos musicais como  os chocalhos, esteiras e outros artefatos feitos pelos índios.



As crianças também pesquisaram palavras do nosso vocabulário  cotidiano que tem origem indígena, veja alguns exemplos:




- Abacaxi - Ibá-cachi: fruta cheirosa, rescendente.

- Anhangabaú - anhangaba-ú: o bebedouro das diabruras, rio de águas maléficas.


- Bauru - ybá-urú: o cesto de frutas.


- Boipeba - mboy-peba: a cobra que se achata quando acuada.


- Buriti - mbiriti: árvore que destila líquido, palmeira.


- Caboclo - cabôco, caá-boc: procedente do mato.


- Cambuci - cambu-chi: pote, vaso d'água.


- Canga - o osso, caroço, núcleo, seco, enxuto.


- Catapora - tatá-pora: o fogo interno, febre eruptiva, erupção.

- Gambá - gua-mbá: a barriga oca.


- Jericoaquara - yurucuã-quara: buraco ou refúgio das tartarugas.


- Pipoca - py-poca: grão de milho que se arrebenta em flor por efeito da torra.


- Toró - tog-r-ó: coberta espessa, casca grossa. 

-Cafuné: de estalido que se da com as unhas na cabeça de alguém que se cata.

-Camboriu: de rio onde corre o leite.

-Canjica: de papas de milho branco, dentes, grão mole.

























Os alunos também trabalharam sobre as tribos indígenas catarinenses como  

Kaingáng e  Xokleng, conhecendo os territórios de nosso estado ocupados por 

esses povos e a influência de  sua cultura.


sábado, 20 de abril de 2013

Porta-treco com Pote de Sorvete

Comece a organizar o material para o próximo "Reciclando com Arte", potes de sorvete transformados em Porta-trecos para organizar seus pertences!










sexta-feira, 19 de abril de 2013

Comemoração do "Dia do Livro Infantil"


O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira que preparava famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?
Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré fêmea muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como com personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.


As professoras Lucimari ( Artes), e Leila da 3ª 14, realizaram um lindo Projeto envolvendo O dia do Livro Infantil e o inesquecível Monteiro Lobato, com seus fabulosos personagens do "Sítio do Pica-pau Amarelo."
Foram produzidos coloridos e criativos bonecos com a técnica de papietagem representando os personagens do Sítio Encantado.
Ontem dia 18 as professoras realizaram no Salão Nobre da Escola Sagrado uma exposição com os bonecos, telas baseadas na Romero Brito e contação de História e Vídeos sobre o Sítio.