Calendário 2013

Calendário 2013

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Trabalho sobre Dia do Índio com o 5º ano 21 Matutino e Vespertino



A Professora Marilisa do 5º ano 21 Matutino e Vespertino, e a Professora Silvana,  desenvolveram com seus alunos um ótimo trabalho sobre o Índio no Brasil, contextualizando o índio com o dia a dia e a realidade do povo brasileiro.
A atividade diferenciada e significativa aconteceu em vários momentos, entre pesquisa virtual na Sala informatizada, Debate socialização das informações adquiridas em Sala de aula, pesquisa em casa com os familiares, confecção de cartazes e exposição de objetos de origem indígena como cestos, balaios, instrumentos musicais como  os chocalhos, esteiras e outros artefatos feitos pelos índios.



As crianças também pesquisaram palavras do nosso vocabulário  cotidiano que tem origem indígena, veja alguns exemplos:




- Abacaxi - Ibá-cachi: fruta cheirosa, rescendente.

- Anhangabaú - anhangaba-ú: o bebedouro das diabruras, rio de águas maléficas.


- Bauru - ybá-urú: o cesto de frutas.


- Boipeba - mboy-peba: a cobra que se achata quando acuada.


- Buriti - mbiriti: árvore que destila líquido, palmeira.


- Caboclo - cabôco, caá-boc: procedente do mato.


- Cambuci - cambu-chi: pote, vaso d'água.


- Canga - o osso, caroço, núcleo, seco, enxuto.


- Catapora - tatá-pora: o fogo interno, febre eruptiva, erupção.

- Gambá - gua-mbá: a barriga oca.


- Jericoaquara - yurucuã-quara: buraco ou refúgio das tartarugas.


- Pipoca - py-poca: grão de milho que se arrebenta em flor por efeito da torra.


- Toró - tog-r-ó: coberta espessa, casca grossa. 

-Cafuné: de estalido que se da com as unhas na cabeça de alguém que se cata.

-Camboriu: de rio onde corre o leite.

-Canjica: de papas de milho branco, dentes, grão mole.

























Os alunos também trabalharam sobre as tribos indígenas catarinenses como  

Kaingáng e  Xokleng, conhecendo os territórios de nosso estado ocupados por 

esses povos e a influência de  sua cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário