A Professora Marilisa do 5º ano 21 Matutino e Vespertino, e a Professora Silvana, desenvolveram com seus alunos um ótimo trabalho sobre o Índio no Brasil, contextualizando o índio com o dia a dia e a realidade do povo brasileiro.
A atividade diferenciada e significativa aconteceu em vários momentos, entre pesquisa virtual na Sala informatizada, Debate socialização das informações adquiridas em Sala de aula, pesquisa em casa com os familiares, confecção de cartazes e exposição de objetos de origem indígena como cestos, balaios, instrumentos musicais como os chocalhos, esteiras e outros artefatos feitos pelos índios.
As crianças também pesquisaram palavras do nosso vocabulário cotidiano que tem origem indígena, veja alguns exemplos:
- Abacaxi - Ibá-cachi: fruta cheirosa, rescendente.
- Anhangabaú - anhangaba-ú: o bebedouro das diabruras, rio de águas maléficas.
- Bauru - ybá-urú: o cesto de frutas.
- Boipeba - mboy-peba: a cobra que se achata quando acuada.
- Buriti - mbiriti: árvore que destila líquido, palmeira.
- Caboclo - cabôco, caá-boc: procedente do mato.
- Cambuci - cambu-chi: pote, vaso d'água.
- Canga - o osso, caroço, núcleo, seco, enxuto.
- Catapora - tatá-pora: o fogo interno, febre eruptiva, erupção.
- Gambá - gua-mbá: a barriga oca.
- Jericoaquara - yurucuã-quara: buraco ou refúgio das tartarugas.
- Pipoca - py-poca: grão de milho que se arrebenta em flor por efeito da torra.
- Toró - tog-r-ó: coberta espessa, casca grossa.
-Cafuné: de estalido que se da com as unhas na cabeça de alguém que se cata.
-Camboriu: de rio onde corre o leite.
-Canjica: de papas de milho branco, dentes, grão mole.
Os alunos também trabalharam sobre as tribos indígenas catarinenses como
Kaingáng e Xokleng, conhecendo os territórios de nosso estado ocupados por
esses povos e a influência de sua cultura.
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